Perguntas frequentes

  1. O que é “Kyudo”?
    Kyudo é a prática de tiro com arco segundo a tradição japonesa. Distingue-se das outras formas de tiro com arco devido à forma particular deste e à forma como é efectuado o tiro.
  2. É muito caro praticar Kyudo?
    Os custos de praticar Kyudo são similares a outros desportos. Para promover a prática de Kyudo, a APK aluga arcos e outro equipamento por um valor simbólico aos seus associados, baixando o investimento a quem se inicia no Kyudo. O investimento é assim gradual, em função da experiência do praticante. Para começar, por exemplo, basta um fato de treino e uma meias (de preferência brancas)… Mais tarde será necessário comprar o traje, a luva, as flechas, etc., cujos preços variam muito consoante a sua qualidade.Além do equipamento, para usar os locais de prática da APK é preciso estar filiado nela e pagar a quota da APK, além de contribuir para os custos do local de prática. O Kyudo norteia-se por um principio não lucrativo, a quota da APK e o aditivo de cada núcleo de prática são dimensionados para cobrir as despesas dos locais, desgaste de material, etc…
  3. Qual a principal diferença entre o Tiro com Arco Ocidental e o Kyudo?
    Uma das principais diferenças reside na forma e no objectivo que cada uma das práticas adopta. Sendo semelhantes à primeira vista, ambas fazem o arremesso de flechas com o auxilio de um arco, podemos contudo observar distintamente os focos onde cada uma das práticas coloca a atenção do arqueiro. No Tiro com Arco Ocidental o arqueiro presta especial atenção ao alvo e concentra-se em acertar-lhe, poderíamos dizer que está virado para o exterior de si próprio, que procura nas causas exteriores as causas do insucesso, essas ficam-se a dever às deficiência nos materiais e equipamento, assim como às condições externas a que um atirador está sujeito no momento do tiro. Por seu lado, o praticante de Kyudo tomando em especial atenção à forma como se relaciona com as pessoas, com os locais e os equipamentos, toma uma atitude de observação interior, o seu principal objectivo é acertar-se, ainda que a pretexto de acertar num alvo de papel. A tomada de consciência de si é interior tal como as causas do insucesso do tiro, que se procuram no ser/estar autênticos do arqueiro.
  4. Como começar?
    Para começar basta enviar um email para um dos responsáveis dos treinos ou aparecer nos horários regulares de prática. A APK também promove oficinas de iniciação de forma periódica, anunciadas no seu site.
  5. Onde praticar ?
    Em qualquer um dos locais indicados na aba de “Locais”.
  6. E há seguros?
    Ao ser sócio da APK fica abrangido por um seguro desportivo. No entanto, a prática do Kyudo é bastante segura, estando embuida de vários procedimentos destinados a garantir a segurança dos praticantes.
  7. E se só quiser ver?
    Como para praticar, todos são bem vindos aos horários de prática regulares, às Oficinas de Iniciação ou nos vários eventos participados pela APK.
  8. E se eu tenho uma pergunta que não está aqui?
    A melhor forma de se esclarecer é aparecer nos treinos regulares ou inscrever-se na mailing list do Kyudo em Portugal: kyudopt@googlegroups.com