Ligações

Devido à sua importância destacamos os seguintes sites sobre Kyudo.

ANKF

Federação Japonesa de Kyudo

Secção de cúpula do Kyudo no Japão e por inerência no mundo. Fundada entre 1945 – 1949, teve como objectivo inicial estabelecer critérios comuns às diversas escolas, que permitissem a evolução do Kyudo, e a sua prática em conjunto por praticantes das várias escolas. Foi a ANKF que promoveu a edição do Manual de Kyudo, cujo primeiro volume foi publicado em 1953 e que conta actualmente com 4 volumes. O vol. I foi objecto de uma revisão em 1971, e traduzido para inglês em 1991, constituindo o livro de referência para os praticantes de Kyudo em todo o mundo.

A ANKF é actualmente a organização que superintende à prática do Kyudo, tendo a sua importância superado de alguma forma a das escolas tradicionais. É a ANKF que atribui os graus (Dan) e títulos (Renshi, Kyoshi, Hanshi) aos praticantes de Kyudo. A ANKF preside e tutela desde 1980 aos Seminários europeus de Kyudo organizados pela EKF, durante os quais se realizam também exames para atribuição de graus.

 

IKYF
Federação Internacional de Kyudo

Fundada em Maio de 2006 a IKYF constitui-se como Federação Mundial após um vasto e dedicado trabalho de colaboração entre as Federação Japonesa – ANKF e as diferentes Associações e Federações Europeias e dos Estados Unidos.

Conscientes de que a prática do Kyudo não se resume ao simples acto de fazer lançamentos de flechas e acertar no alvo, mas que se fundamenta numa persistente prática de desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal (do corpo, da alma e do espírito), a IKYF tem como objectivo manter e informar a prática do Kyudo dentro das raízes culturais do Japão, promovendo e organizando encontros, seminários e exames no Ocidente, bem como a de formar instrutores e promover a publicações de texto de referencia.

 

EKF

Federação Europeia de Kyudo

É a organização que conjuga as diversas federações europeias e que estabelece a ligação com a ANKF. A sua acção incide sobretudo na organização dos Seminários europeus que desde 1980 se realizam anualmente num país europeu, com a presença de delegações de mestres japoneses da ANKF. Nos seminários europeus é possível realizar exames até 6º Dan e Renshi. Para exames mais elevados só é possível a sua realização no Japão.

 

Ogasawara-ryu

É a escola de Kyudo mais antiga actualmente existente no Japão. Uma escola onde o Kyudo faz parte de um conjunto mais vasto de procedimentos:

  • Etiqueta,
  • Yabusame (Tiro com Arco a cavalo)
  • Kyudo ( Tiro com Arco a pé)

A sua fundação data do sec. XII da nossa era.

O Mestre da APK Shirotsugu Yokokoji foi discípulo de Mestre  Kudo (1925-1996), que era um dos mais altos praticantes da Ogasawara Ryu. A Mestre Maki Kudo, esposa de Mestre Yoshihiro Kudo, é também ela praticante da Ogasawara Ryu.

A APK não está formalmente ligada com escola Ogasawara, contudo, dada a continuidade de transmissão de conhecimentos relativos à prática do Kyudo numa linhagem tradicional, fazem com que a APK direccione os seus objectivos e objectos de estudo à obediência da prática nas formas da Ogasawara Ryu. Por esta afinidade se tem mantido e aprofundado a ligação pessoal com Mestre Yokokoji e Mestra Maki Kudo, quer seja pelos convites expressos pelo grupo de praticantes para se deslocarem e dirigirem os seminários em Portugal, quer pela atenção e deferência dispensada pelos mestres aos praticantes portugueses, aquando das suas deslocações ao Japão.

Os mestres Yokokoji e Maki Kudo são, respectivamente, Presidente e Vice-Presidente  Honorários da APK, (Mei Yo Kaicho  e  Mei Yo Fuku Kaicho).