Nota de condolência: Shirotsugu Yokokoji

Frente de cartão de agradecimento na cerimóna de invocação da memória do sensei Yokokoji

É com grande mágoa e pesar que comunicamos o falecimento do Senhor Yokokoji no passado dia 21 de Outubro.

O nosso querido e estimado mestre foi um dos japonês que, no final do Século XX, escolheu viver parte da sua vida em Portugal, tendo sido o grande obreiro iniciador da prática regular do Kyudo em Portugal.

Um espírito bondoso e paciente que acompanhou e ensinou, gratuitamente e por mais de uma década, os adeptos da Escola Portuguesa de Kyudo, em Sesimbra.

Tendo aprendido português e dirigido a escola japonesa em Lisboa, Yokokoji fez a ponte cultural e espiritual entre os dois povos, participou nas primeiras demonstrações de Artes Marciais organizadas pela Associação de Amizade Portugal Japão, trouxe, em 1995, o seu mestre Kudo ao Dojo da Quintinha e recomendou o acompanhamento da Associação Portuguesa à  Sensei Maki Kudo, em 2004.

Com a sua dedicação, exemplo e ensino doou à Associação Portuguesa de Kyudo um património inestimável, a que se acrescentou uma avultada quantidade de material de Kyudo.

Shirotsugu Yokokoji era amigo de seu amigo, também com os vizinhos e conhecidos, no lugar da Cotovia em que viva, manteve uma respeitável relação de cordialidade, ainda que muitos dos nossos jeitos e formas de reagir ocidentais lhe subsistissem como perfeitos enigmas.

No convívio tal como no Kyudo esforçou-se por partilhar os valores universais da Verdade, da Beleza e da Bondade.

Aos oitenta e cinco anos não resistiu a uma pneumonia, tendo falecido na sua residência em Kawasaki.

Aos seus familiares e amigos os nossos muito sentidos pêsames.

A Direção da Associação Portuguesa de Kyudo

Partilhar: